quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fantasmas na Escócia

Quis o destino que eu não estivesse em Portugal no dia da final da Taça. Nunca sabemos o que o destino nos reserva; se brinca connosco, se nos tenta ensinar qualquer lição séria, ou até se, como é mais provável (ao menos, segundo a linha de pensamento das escolas groucho-marxistas e woody-allenescas), quer é fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Por um lado, foi bom. Não estando no país, não sofri de perto a lembrança de que não, não era o meu Benfica que estava a ganhar a Taça, e não, não era o meu Benfica que estava a fazer seis golos numa final tão solene, não, não era o meu Benfica, oh não. Por outro lado, foi mau. Foi mesmo mau, foi muito mau. Foi péssimo, sim, como não poderia deixar de ser. Que saudade, caros amigos, que saudades do Benfica Glorioso.
Estava no meio de um vendaval escocês — um vento tão forte que a pedra antiga destas fachadas parecia dançar e ganhar levezas de modernidade, um vento tão louco que as ruas de Edimburgo como que se despassaravam para cima e para os lados, para longe da terra e para fora dos mapas — quando recebi a notícia da final da Taça. De repente já não havia vento nem nada, só aquele jogo com o F.C. Porto em que o Benfica entrou com uma vantagem de dois golos fora e acabou eliminado a olhar para dentro. A olhar para baixo; para a relva pisada, para os atacadores das chuteiras, para o absurdo de tanta ilusão, tanto desperdício. Dizem que a Escócia está cheia de fantasmas. Não sei. Só sei que, nas esquinas de Edimburgo, pelos passeios escuros, vi passar todo o plantel do Benfica em versão cabisbaixa. Não, caros amigos, de uma tristeza assim, não há vento que nos levante. 
Não é com este espírito de deixa-andar, não é a fechar os olhos e a acreditar no “destino”, que o Benfica se há de erguer na próxima época. Não é vendendo craques e comprando pontos de interrogação que conseguiremos ganhar. E não se trata apenas de conseguir um campeonato ou uma taça: falta construir uma tradição vitoriosa para o futuro: Eusébio é para a frente! A glória tem de começar na formação dos jogadores de amanhã. O Benfica é o Benfica: não pode nunca ser usado como “montra” europeia para jogadores à espera do “salto”. O Benfica é que é o salto! Bem... isto para dizer que, se queremos ser nós a alegrar a bola amanhã, não podemos confiar nos ventos do destino. Temos de fazer por isso e começar já, já, já. Sim, por favor?

(no JN de quarta-feira passada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário